sexta-feira, 6 de março de 2009

Outras catedrais góticas européias

Abadia de Saint-Denis, Paris

Inaugurando um novo estilo arquitetônico que acabou se espalhando por toda a Europa a partir do século XII, a abadia de Saint-Denis foi a primeira catedral gótica do velho continente. Em 1137, por iniciativa do abade Suger, o principal idealizador do estilo gótico, a igreja onde haviam sido enterrados os reis franceses sofreu sua terceira reconstrução. A reinauguração, em 1144, marcou o início de uma nova maneira de se enxergar Deus, com a substituição do estilo romântico, escuro e pesado, por uma construção que evoca a idéia de ascensão por sua amplitude e altura até então impensáveis, e por onde a luz exterior penetra facilmente, filtrada pelo colorido de grandes rosáceas e muitos vitrais.

Abadia de Westminster, Londres

É na Abadia de Westminster que os monarcas britânicos são coroados até hoje e onde muitos estão enterrados. Erguida pelo rei Eduardo, o Confessor, no século XI, a igreja sofreu várias alterações ao longo do tempo. A nave de 31 metros de altura, a maior da Inglaterra, é uma das principais características que filiam a construção integrada ao Palácio de Westminster e à Igreja de Santa Margarida ao estilo gótico. Patrimônio mundial da Unesco, a abadia de Westminster foi erguida originalmente entre os anos de 1050 e 1065.

Catedral de Burgos, Espanha

Patrimônio da humanidade desde 1984, a catedral de Burgos começou a ser construída no ano de 1221, sob o reinado de Fernando III, e foi consagrada em 1260. Entre os séculos XV e XVIII, sofreu várias reformas importantes, entre elas a ampliação do claustro, um dos mais grandiosos de toda a Europa. Entre os elementos mais curiosos do templo, além das inúmeras obras de arte de valor inestimável e das tumbas de importantes personagens da história espanhola, estão os “Papamoscas”, estátuas articuladas que abrem a boca ao soar a campainha que bate as horas.

Catedral de Notre-Dame, Paris

Rodeada pelas águas do rio Sena, na praça Parvis, a catedral de Notre-Dame, dedicada a Maria, mãe de Jesus, começou a ser construída em 1163. Um dos símbolos máximos da arquitetura gótica em toda a Europa e ponto de encontro de turistas de várias partes do mundo, a igreja inspirou o poeta Victor Hugo na clássica história Notre-Dame de Paris, mais tarde conhecida como O corcunda de Notre-Dame. Ainda hoje reverenciada em livros e filmes com sua nave de 127 metros de comprimento, 48 de largura e 35 de altura, Notre-Dame possui quase 200 vitrais e sua fachada ocidental representa o marco zero a partir do qual todas as distâncias das estradas nacionais francesas são calculadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário