quinta-feira, 5 de março de 2009

Piercing

Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.
Os papues da Nova-Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Os Kayapos, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimónias particulares, diferenciando-se dos seus congéneres.
Para os esquimós do Alaska, o piercing do lábio significava o momento da transição para o mundo adulto e significava que a criança se tinha tornado caçador.
Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas.
O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné.
Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real. Os antigos Maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.
A jóia
Existem diversos materiais para as jóias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o aço cirúrgico, tal não é verdade. O ideal será usar material como o Titânio ou mesmo o Teflon por serem menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imunologica, que desencadiaria uma alergia ou inflamação. Não é recomendavel o uso de Ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica.
Cuidados para a cicatrização
Para a cicatrização nunca usar água com sal pois contém inúmeras impurezas. Deve-se evitar também álcool, água oxigenada, mertiolate e mercúrio. O ideal é lavar os piercings durante os primeiros meses com uma solução estéril de água do mar, como o Rhinomer, ou sabonete anti-séptico. Pode ocorrer inflamação no local (vermelhidão, secreções e acúmulo de pus), além de alergia. Deve-se evitar piscina, mar, sauna e sexo(no caso de piercings genitais) por trinta dias. Não se deve consumir bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas durante o período da cicatrização.
Importantes recomendações aos usuários de piercing
Lave as mãos com sabonete anti-séptico antes de tocá-lo.
Lave a boca com anti-séptico bucal diluído em água após as refeições.(No caso de piercings bucais)
Limpe o piercing somente duas vezes por dia, na fase de cicatrização.
Não permita que outras pessoas toquem em seu piercing sem lavar as mãos.
Evite sauna, piscina, banho de mar, lagoa e excesso de sol.
Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides, irritação da pele. Isso forma um vermelho escuro ao redor do piercing, podendo levar até à rejeição.
O piercing só pode ser trocado ou retirado quando o local perfurado já estiver completamente cicatrizado.
Evite roupas justas e sintéticas que fiquem em contato com o piercing, pois dificultam a respiração da pele.
Não submeta seu piercing a nenhum atrito.
Stress, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença podem prolongar o período de cicatrização.
Não tenha contato com fluidos de outras pessoas, como suor, saliva, secreções, sangue, etc.
Deixe longe de seu piercing, cosméticos, bronzeadores, perfumes, roupas de cama suja, aparelhos de telefone ou qualquer objeto de uso público. As infecções são causadas pelo contato com bactérias e fungos que podem estar em qualquer lugar.
Para limpar o piercing, utilize um sabonete anti-séptico e aplique sobre o local, girando lentamente a jóia. Certifique-se que não ficou nenhum resíduo ou secreção.
Só toque no piercing quando estiver limpando.
Para a cicatrização dos piercings bucais, chupe gelo e beba água gelada nos três primeiros dias. Evite beijos e alimentos apimentados.
Não aplique sobre o piercing álcool, água oxigenada, mertiolate, mercúrio e pomadas que não sejam indicadas por um profissional.
Tempo de cicatrização do piercing
Lábio, Labret - 6 a 8 semanas
Língua - 4 a 6 semanas
Bochecha - 2 a 3 semanas
sobrancelha - 2 a 3 meses
Lóbulo (orelha), Sobrancelha, Septo - 6 a 8 semanas
Cartilagem da orelha, Aba do nariz - 2 meses a 1 ano
Umbigo - 6 meses a 1 ano
Mamilo - 4 meses a 1 ano
Lábio interno, Clitóris - 4 a 8 semanas
Lábio externo, Períneo - 2 a 6 meses
Pênis
Nuca - 6 a 8 meses
cartilagem da orelha e nariz - 3 meses a 1 ano
Alargador
Outro tipo de piercing é o alargador. Ele consiste em expandir os furos do piercing. Um pouco dolorida, pois sua aplicação consiste em utilizar um "expansor" em furos já feitos. Sua cicatrização é um pouco demorada e a formação de quelóides não é tão rara. Mais comuns em lóbulos e parte inferior dos lábios. É uma técnica muito antiga já utilizada por indígenas e outras culturas orientais e ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário